Rede de desinformação contra adversários do presidente

Uma onda crescente de desinformação sobre saúde pública e contra o isolamento social movimentou as redes digitais nas últimas semanas. As estratégias de propagação de informações fora de contexto ou recortadas para sustentar argumentos sem base nos fatos estão entre as que mais instigam confusão e interpretações equivocadas no Brasil.

Reportagem da Agência Pública mostra uma articulação envolvendo os filhos do presidente da república, Jair Bolsonaro, e parlamentares apoiadores para minar a credibilidade e a imagem pública do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Segundo o levantamento jornalístico, o objetivo dos ataques nas mídias sociais foi recuperar o prestígio de Bolsonaro no ambiente em que ele sempre teve forte domínio, as redes sociais.

Com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre as fake news parada no Congresso Nacional, o grupo que estimula a radicalização do discurso nas mídias sociais, até então quieto, viu novamente espaço para atuar. A reportagem traz fontes de verificação e explora, com números, a participação de parlamentares e setores ligados ao governo campanha de desinformação.

Leia a reportagem completa aqui

Deixe um comentário